28 de fevereiro de 2011

Un'italiana davvero!

“A felicidade não está só em cruzar a reta final, mas principalmente em sentir o vento no rosto.” 

Itália é definitivamente um marco na minha vida. Aqui eu pude experimentar todas as sensações possíveis para poder crescer e superar uma fase difícil e triste da minha vida. Mas foi também aqui na Itália que ganhei um presente especial. Depois de quase 6 meses de espera, hoje, 28/02/2011, finalmente fui reconhecida cidadã italiana!!!

Nem consigo descrever o que sinto exatamente… mas acho que se compara à uma mistura de felicidade, orgulho, sonho realizado e dever cumprido. 

Cidadania Italiana é um sonho de poucos, difícil de conquistar, mas não impossível para uma leonina como eu e principalmente para uma MOZZINI TAUFER! Eu digo Mozzini porque, mesmo não tendo o sobrenome de minha mãe em meu nome, não posso esquecer que foi por esse sangue, forte e italiano, do meu trisnono Giuseppe Mozzini, que conquistei esse sonho. Obrigada Vô Giu por ter existido!  

Sinto orgulho de mim mesma, por não ter desistido (e olha que pensei nisso vááárias vezes)! Foram praticamente 3 anos de muitos contatos, telefonemas, buscas por documentos, idas e vindas ao consulado em Curitiba, carimbos, comprovações, correções de nomes e muito stress, diga-se de passagem. Mas apesar de tudo, todo o stress e o investimento feito, valeram a pena.  

Eu acredito realmente que quando uma porta se fecha para nós, muitas outras portas se abrem… e essa conquista é a prova disso. Tenho certeza que o passaporte vermelhinho, que eu tanto queria, me trará muitas alegrias.

Eu não posso descrever tamanha felicidade, mas posso descrever o sabor desta conquista. Ser reconhecida como italiana davvero tem gostinho de basílico, de pane com olio d’oliva, de prosciutto crudo, de formaggio, de barilla, de pizza 4 stagioni, de vino da casa, de moscatel, de limoncello, de bruschetta, de pannacotta, de cioccolata calda con panna, de nutella e de gelato di pistachio.  

Ser reconhecida como un’italiana davvero é nunca esquecer dos lugares que conheci e das pessoas que passaram no meu caminho, alguns anjos até… Mônaco, Gênova, Roma, U2 360, Pisa, Firenze, neve, trem, mar, pôr-do-sol, os peludos Arturo e Carlota, jantares, conversas, aulas de italiano, comemorações, fotos, muitas risadas e muitas lágrimas também, foram momentos únicos e inesquecíveis que, certamente, deixarão saudades…  

E agora… nada melhor do que um outro grande sonho para não perder o costume… a VOLTA AO MUNDO, que começa a ser planejada just now! Afinal, sou agora uma CIDADÃ DO MUNDO… e, depois disso, nada mais será impossível para mim, nem mesmo um pulinho de pára-quedas!   




8 comentários:

  1. Migaaaaaaaaaa.... que tuuuudo, que liiiindo..
    Mais do que nunca, vejo que valeu a pena.. até porque, toda conquista se torna mais valiosa quando existe muito esforço para ser conquistada..
    E eu sei o quanto você se esforçou.. o quando se dedicou..
    E aí está a vitória..
    Porque você MERECE.. porque você é POWER.. e porque eu ADOOORO ter amigas "importadas", fashions e ITALIANAS...rs

    Love you..

    ResponderExcluir
  2. Ai pool, só vc mesmo!
    Loira...alta..."magra"e feliz!!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk.... faltou o LINDA, miga!!!

    ResponderExcluir
  4. é isso ae pulguentaaaaa!!!
    Parabéns, todo o esforço valeu a pena!
    o seu blog ta lindo, eu ainda não conhecia, vou visitar mais aqui agora!
    Saudade.

    Beijo, Renatinho

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Renatinho, pelo menos a faculdade serviu pra alguma coisa né??? E vc já está famoso ai na Globo??? Saudades

    ResponderExcluir
  6. Oi filhota, fico feliz por você ser assim, exatamente como és: forte, lutadora, inteligente, guerreira, que não desiste fácil daquilo que queres.
    Você tá muito linda em todas as fotos, aliás não é só agora, vc sempre foi linda.
    Quero dizer que você merece ser muito feliz, e agora sendo reconhecida cidadã italiana, uma nova etapa da tua vida começa. Aproveita todas as oportunidades, pois tenha a certeza, muitas vão aparecer.
    Um grande beijo
    Mamy

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Alice querida! Seu blog esta lindo...vou acompanhar sempre!...Desejo-te muito sucesso em sua jornada.
    Beijos
    Maíra

    ResponderExcluir
  8. Deus do Céu!!!! Quem é que segura essa guria agora....
    Parabéns por esta conquista fofinha!!!!

    E o mundo das maravilhas de Alice que aguarde, pois ela está só começando!!!!!

    Bjs querida...

    ResponderExcluir